O primeiro semestre de 2024 registrou 6,5 GWp de volume contratado acumulado em tracker e estrutura fixa em projetos de GD Remota. O montante ultrapassou o investimento de R$ 26 bilhões.
Os números são do novo estudo estratégico da Greener, “Ranking GD Remota, estrutura fixa e tracker”, que contou com a participação de 17 empresas, sendo nove fabricantes de tracker e oito fabricantes de estrutura fixa.
Os critérios para avaliação foram: identificação do projeto (usina), localização do empreendimento, usinas de GD Remota (maior ou igual a 500 MWp).
Além disso, o levantamento teve como base os volumes entregues até 30 de junho de 2024 e o volume não entregue, mas com contrato firmado para o mesmo período.
O histórico dos 6,52 GWp de volume contratado está distribuído em mais de 1,9 mil usinas espalhadas em cerca de 900 cidades brasileiras.
O estudo mapeou 349 portfólios. Destes, 329 possuem 3,1 GWp, mostrando que o mercado é pulverizado. Os outros vinte portfólios são de portfólios superiores a 100 MWp. Estas empresas possuem, juntas, 52% do mercado, o que corresponde a 3,4 GWp.
Por fim, a pesquisa revelou que o volume total de contratos com tracker e estrutura fixa foi de 1.161 MWp para GD Remota no período estudado. Os trackers acumularam 841 MWp, já as estruturas fixas, participaram com 323 MWp.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.