Entrou em operação a primeira usina fotovoltaica da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na cidade de Orindiúva, interior do estado de São Paulo.
A unidade tem a capacidade instalada de 1 MW com potencial para gerar 1,9GWh por ano. Segundo a empresa, é o suficiente para abastecer 44% da população do município e auxiliar na redução de gastos com energia elétrica de mais sete municípios ao redor.
A usina foi implementada na estação de tratamento de esgoto de Orindiúva e ocupa uma área de 18 mil metros quadrados. A empresa responsável por fornecer os equipamentos é a Cápua Projetos e Construções, selecionada por meio de um processo licitatório. A inauguração foi realizada na terça-feira (2) de forma virtual.
O evento online contou com a participação de Benedito Braga, presidente da Sabesp, Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo e da Mirele Martins, prefeita de Orindiúva.
“Hoje, estamos trabalhando dentro da renovação da nossa matriz energética, de trazer energia renovável, energia limpa, gerando menos poluição, menos emissão de carbono, e trazendo eficiência no gasto público”, afirmou o secretário Marcos Penido durante o evento online.
De acordo com Eric Carozzi, superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp, a usina faz parte do Programa de Geração Distribuída da empresa e a expectativa é de que gere uma economia anual de R$ 50 milhões para a companhia.
Ainda para esse ano, a Sabesp prevê a construção de mais dez usinas fotovoltaicas no estado. Ao todo, serão implementadas 33 plantas pelo programa, com potência entre 1 MW e 4 MW cada, totalizando 73 MW. O investimento será de cerca de R$ 250 milhões, financiado pelo BID Invest (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Uma resposta
Excelente notícia!! Torcendo pra que mais usinas sejam implantadas!! Parabéns!