A Engie Brasil, produtora privada de energia elétrica, anunciou durante videoconferência realizada neste mês que entregará vários projetos sustentáveis nos próximos anos. A estimativa é que sejam investidos aproximadamente R$ 3,5 bilhões em 2021 e R$ 1,6 bilhão em 2022 no país.
“Conseguimos navegar pela pandemia da Covid-19 de uma forma relativamente confortável. Claro, tivemos perdas de volume junto a nossos clientes, renegociações, mas conseguimos segurar o impacto”, disse Eduardo Sattamini, presidente da Engie.
De acordo com o executivo, dentro desses valores podem estar novas linhas de transmissão, gasodutos e programas de eficiência energética que apostam em energia eólica e fotovoltaica para promover sustentabilidade e economia.
Com relação, especificamente, aos aportes em solar, o executivo destacou que a companhia está fazendo novas aquisições para montar uma carteira de negócios que cresça exponencialmente.
Projetos eólicos
Outro ponto ressaltado por Sattamini é que a empresa, que segue na busca de compradores para seus ativos em carvão, deve iniciar as operações do complexo eólico Campo Largo II, na Bahia, ainda no primeiro trimestre deste ano, e dos projetos de transmissão Gralha Azul e Novo Estado, no Paraná.
Ademais, a elétrica também anunciou no início de 2021 que construirá um novo complexo eólico, no Rio Grande do Norte, de 434 MW, que deve ser entregue em 2023. “Agora, já estamos trabalhando por outros futuros empreendimentos na mesma região”, concluiu.