A CEMIG anunciou na segunda-feira dia 22/07 que irá realizar um novo leilão de compra de energia de fonte solar e eólica. Os vencedores do leilão irão operar as usinas no âmbito do mercado livre de energia, e os contratos terão até 19 anos de duração, tendo vigência entre início de 2023 e final de 2041. O leilão ocorrerá no dia 13/09/2019.
O primeiro leilão desse tipo realizado pela CEMIG ocorreu em Junho do ano passado, onde a concessionária contratou 431 MW, seguido de outro leilão em Outubro com mais 152 MW de fonte solar e eólica.
A energia gerada por essas fontes é classificada como incentivada. Consumidores que tenham demanda contratada de 500 kWp até 2,5 MWp são obrigados a comprar energia dessas fontes.
O leilão vem de forma a aliviar a perda de geração que a concessionária teve ao vender plantas de geração de energia a outras empresas do mercado. No total, a CEMIG vendeu 2,9 GW para a Enel, Engie e a estatal chinesa de investimentos em energia.
A CEMIG hoje é a quarta maior concessionária de energia do país, e já tem mais de 70 plantas de energia no seu portfólio.