A doação de um sistema fotovoltaico foi fundamental para que a unidade da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Estiva Gerbi (SP) continuasse cuidando de vidas.
A chegada dos equipamentos permitiu que a instituição reduzisse o seu gasto mensal com energia elétrica de R$ 900 para R$ 90, possibilitando que as atividades pudessem ser mantidas no espaço.
Segundo a diretora da entidade, Rosana Pavarin Buoso, devido à crise provocada Covid-19, a economia com os gastos de energia foi essencial para a continuidade do atendimento aos pacientes.
Atualmente, o local atende 38 pacientes assistidos, de 10 a 65 anos, que recebem atendimentos diários, em dois turnos de quatro horas. “Usamos o valor economizado para a complementação da alimentação dos assistidos, na compra de artigos para a oficina e material pedagógico. Sem contar que também trabalhamos com eles questões ligadas à sustentabilidade e, desta forma, temos um grande exemplo a dar”, disse ela.
A obtenção da tecnologia só foi possível graças a uma parceria entre as empresas Domínio Solar e Grupo Estiva, que instalou o equipamento no telhado da entidade no final do primeiro semestre de 2019. De lá para cá, além da economia de 90% na conta de energia, a geração de 23,34 MWh do sistema solar ainda evitou que 2,9 toneladas de CO₂ fossem emitidas na atmosfera.
QuiloWatt do Bem
Com o objetivo de contribuir com o orçamento das instituições beneficentes que não têm condições de instalar um sistema fotovoltaico, a Domínio Solar, empresa integradora de soluções em energia, foi mais uma entidade que aderiu ao projeto Quilowatt do Bem.
O programa angaria doações de empresas privadas para criar uma distribuição de energia solar no terceiro setor. A ideia do projeto visa ajudar as instituições que contribuem com a sociedade. César Augusto, diretor-executivo da Domínio Solar, explicou que a participação da empresa no programa pretende contribuir com o trabalho realizado pelo terceiro setor em prol dos que mais precisam.
“Queremos que a economia proporcionada por um sistema solar leve um fôlego para as instituições que tanto contribuem com a nossa sociedade. Mais do que uma doação, enxergamos o projeto como uma forma de ajudar a longo prazo, já que a durabilidade dos painéis é em torno de 25 anos”, comentou.