Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.03 segundos Prédios novos em SP deverão ter ponto de recarga para VEs – Canal Solar

Prédios novos em SP deverão ter ponto de recarga para VEs

Medida começou a valer a partir de 31 de março para projetos de prédios comerciais e residenciais registrados na prefeitura
3 minuto(s) de leitura
Prédios novos em SP deverão ter ponto de recarga para VEs

Desde a última quarta-feira (31), prédios novos construídos na cidade de São Paulo devem dispor de sistema de recarga de VEs (veículos elétricos).

A exigência começou a valer para projetos de prédios comerciais e residenciais registrados na prefeitura a partir desta data. Ou seja, edificações que já estão em andamento não precisam fazer tais adequações. 

Projeções da Zletric, rede de recarga para veículos elétricos no Brasil, apontam que a nova lei deve promover mudanças em mais de mil projetos de novos prédios nos próximos cinco anos na cidade. 

Analisando este cenário, José Marangon, especialista em mercados de energia elétrica, comentou como essa medida pode impactar o setor e destacou que a norma criada deve incentivar a compra de veículos elétricos. 

“Normalmente, estes pontos de recarga necessitam de 7,5 kW de potência, pois são para carga lenta noturna, principalmente. Para a rede de distribuição, isto não é problema se houver um sinal na tarifa para carregar após às 21 horas, quando o sistema está descarregado. No caso, a tarifa branca faria esta função”, explicou Marangon. 

Leia mais: Veículos elétricos serão responsáveis por 58% das vendas globais em 2040

Para Adalberto Maluf, presidente do Conselho da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), este tipo de medida é importante para incentivar e estimular a mobilidade elétrica, uma vez que reduz a emissão de poluentes e os ruídos urbanos, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Opinião: Obrigatoriedade de carregamento de carros elétricos em São Paulo

Mais análises

Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), que representa 90 mil empresas, ressaltou que essa lei é um passo importante para a sociedade e tem o apoio do mercado imobiliário. 

“Consideramos adequado que, num primeiro momento, não haja obrigatoriedade de instalação de sistemas de recarga para empreendimentos populares novos e edifícios existentes, pois, embora os carros elétricos sejam um caminho sem volta, ainda são caros e pouco acessíveis ao consumidor de uma forma geral. Além disso, em prédios existentes, muitas vezes o reforço de carga do sistema elétrico é caro e até inviável tecnicamente de ser realizado”, apontou.

“Para empreendimentos populares, a pressão de custos é muito grande. Com o aumento da produção, e consequente diminuição dos custos, e a instalação de um ecossistema de abastecimento pelas cidades, a adesão será natural e progressiva por parte de toda a sociedade”, acrescentou Borges. 

De acordo com ele, há expectativa de outras cidades adotarem tal medida. “Sem dúvida, este movimento é irreversível e mundial. Além disso, as leis promulgadas na cidade de São Paulo sempre são uma referência para outros municípios do país”.

Impacto no mercado imobiliário

O executivo afirmou que, neste primeiro momento, o impacto no mercado imobiliário será pequeno. “Creio que não haverá aumento do valor de venda dos imóveis em função da obrigatoriedade criada pelo regulamento”.

“O dimensionamento dos sistemas de recarga para VEs fica a critério dos incorporadores, que naturalmente têm o desejo de atender aos consumidores. E, independentemente da norma, já vinham concebendo empreendimentos imobiliários com sistemas de recarga”, finalizou.  

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.