A Apple anunciou que está construindo uma nova usina de armazenamento de energia de 240 MWh em sua fazenda solar no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A obra está sendo realizada em parceria com a Tesla, que vai fornecer baterias para a instalação.
Leia mais: ‘Tesla será a líder de mercado em energia solar’, diz Elon Musk
“Estamos construindo um dos maiores projetos de bateria do país, o California Flats, uma planta de armazenamento em escala de rede líder da indústria”, informou a Apple, em comunicado à imprensa.
“Esta iniciativa apoia o parque fotovoltaico de 130 MW da empresa, que fornece toda a sua energia renovável na Califórnia, armazenando o excesso de eletricidade gerada durante o dia e implantando-a quando é mais necessária”, acrescentou a nota.
Leia mais: Apple é 100% renovável e desafia fornecedores
No total, a companhia, que tem como meta se tornar neutra em carbono para sua cadeia de suprimentos e produtos até 2030, investiu aproximadamente US$ 50 milhões para a utilização de 85 baterias Tesla Megapack, que serão introduzidas em blocos de concreto com 60 cm de espessura.
No último trimestre, a Tesla, por exemplo, implantou um recorde de 1.584 MWh de armazenamento de energia – aumento de quase 200% ano a ano e crescimento de 100% trimestre a trimestre.