A fabricante Canadian Solar fechou uma linha de financiamento de R$ 500 milhões com os bancos brasileiros BTG Pactual e Itaú BBA. Segundo a empresa, o montante será utilizado para o desenvolvimento e construção de projetos fotovoltaicos no Brasil.
De acordo com a Canadian, a linha financiará até 70% dos aportes de capital da empresa em um subconjunto de sua carteira de projetos no Brasil.
“Com essa linha, podemos alavancar ainda mais nossa contribuição de capital para construir projetos no Brasil e monetizá-los pós-COD [data das operações comerciais] com avaliações atrativas, enquanto mantemos a opção de reter propriedade significativa de longo prazo” comentou Shaw Qu, presidente e CEO da Canadian Solar.
“Estamos ansiosos para executar nosso grande acúmulo e pipeline de projetos solares no Brasil e apoiar as metas de energia renovável e segurança energética do país”, acrescentou.
Atualmente, a Canadian possui aproximadamente 3 GWp de projetos solares no Brasil, entre contratações em leilões federais, regionais e privados. Deste total, 480 MWp estão em operação e já foram vendidos para terceiros, 483 MWp estão em construção (com 80% de participação já vendida) e outros 2 GWp estão em desenvolvimento com contratos de PPA.