Visando colaborar com a disseminação do conhecimento, a fabricante de fixadores fotovoltaicos ARaymond Energies, e parceria com a PhotoEnergy e a Staubli, doou equipamentos para os cursos de extensão voltados ao segmento solar oferecidos pela USP (Universidade Estadual de São Paulo) em São Carlos.
A empresa forneceu clips fixadores para os cursos “Introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação” e” Dimensionamento Avançado de Sistemas Fotovoltaicos Usando PVsyst”, ministrados pelo professor e doutor em engenharia elétrica, Elmer Pablo Tito Cari. A PhotoEnergy e a Staubli também contribuíram nesse projeto, realizando doação de equipamentos integradores do sistema fotovoltaico.
“O curso de sistemas fotovoltaicos básico e avançado que ministro na USP é um curso de difusão destinado para toda a comunidade externa e interna: alunos, professores, engenheiros, técnicos, investidores, público geral que queiram investir nesse setor”, explica o professor.
O curso começou em 2017 e por ser um curso de extensão, foi necessário um convênio entre a USP/São Carlos e a FIPAI (fundação industrial para o incremento e aperfeiçoamento industrial).
“Quando comecei a criar o curso não tinha muitos cursos na região de São Carlos por isso acabei criando o curso. A preparação das aulas teóricas foi mais tranquila, pois estou familiarizado em ministrar aulas, já na parte prática são necessários equipamentos”, afirma Cari.
A parceria com a ARaymond e os demais doadores surgiu através de Willy Paul Barros Zulke, estudante de Engenharia Elétrica e estagiário na ARaymond no setor de Energias. O estudante também é monitor especialista dos cursos na universidade.
“A ARaymond entrou em contato com o coordenador do curso, o Professor Elmer, para realizar doações do catálogo de produtos da Raymond. O professor gostou bastante dos produtos e da facilidade de instalação que realizou a solicitação de mais amostras e trilhos para instalação de um showroom na ARaymond”, afirmou Zulke
Projeto Garagem Solar
A ARaymond também doou clips fixadores e gerenciadores de cabos para um projeto de garagem da universidade e as vedações ficaram por conta da PhotoEnergy. A estrutura é composta por 12 painéis fotovoltaicos de 380 W e um inversor de 4 kW, o sistema produz até 529 kWh mensalmente. A garagem possui tomadas para carregamento de carros elétricos e celulares.
A estrutura foi doada pela RTD Engenharia, levou um mês e meio para ficar pronta e foi feita a partir de um inversor e painéis solares doados pela WEG Solar. O custo base dos equipamentos utilizados na implementação foi de cerca de R$ 23 mil.
“Apesar do tempo, os clips ARaymond podem ser montados com apenas um click, fazendo a fixação e o aterramento. Um módulo leva em média 10 segundos para ser instalado, com 4 pontos de fixação e utilizando apenas um martelo”, destaca Rafael Avila, KAM do segmento de Energia da ARaymond Brasil