A BYD alcançou um marco nesta quarta-feira (19). A empresa se tornou uma das primeiras montadoras automobilísticas a produzir um milhão de automóveis elétricos.
O milionésimo veículo, um Han EV, saiu hoje da linha de produção da fábrica da BYD em Shenzhen, na China. O marco foi celebrado em uma cerimônia que contou com a presença de líderes de órgãos governamentais, associações industriais, parceiros e fornecedores da BYD.
Além do marco alcançado, a BYD anunciou que o primeiro lote de 100 BYD Tang, utilitários esportivos 100% elétricos, está pronto para entrega na Noruega.
Ademais, a fabricante informou que 1,5 mil SUVs BYD Tang serão entregues na Noruega até o final do ano, sendo que a entrega dos primeiros cem automóveis para os clientes noruegueses está programada para o terceiro trimestre deste ano.
A BYD entrou no segmento de veículos elétricos em 2003. No ano seguinte, lançou seu carro-conceito 100% elétrico, o BYD ET, no Salão do Automóvel de Pequim.
Em 2008, a empresa anunciou seu primeiro veículo híbrido plug-in produzido em massa do mundo, o BYD F3DM. Então, em 2020, o BYD Han foi lançado com parâmetros de desempenho que estabeleceu 12 recordes mundiais e nove na China. O modelo continua líder de vendas no mercado de sedans médio a grande de luxo.
Relatório de sustentabilidade
A fabricante de painéis fotovoltaicos e baterias encerrou o ano de 2020 com muitas conquistas no Brasil que foram divulgadas no primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa, divulgado nesta terça-feira (18).
O documento traz informações sobre gestão, desempenho e iniciativas globais da empresa relacionadas à sustentabilidade. Segundo a empresa, o relatório visa estreitar o relacionamento da companhia com seus clientes e prestar contas das ações, projetos e resultados alcançados em 2020.
“O relatório é um avanço nas estratégias de sustentabilidade da BYD Brasil, sendo uma ferramenta de gestão à medida que torna públicas as ações e compromissos da empresa com a sustentabilidade”, afirma Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD no Brasil.
Segundo o documento, no ano passado a empresa abriu sua terceira fábrica no país com foco na produção de módulos de baterias de fosfato de ferro lítio para veículos elétricos.
A empresa também foi responsável pela produção do primeiro chassi de ônibus articulado 100% elétrico do Brasil, e pela homologação do primeiro ônibus de fretamento elétrico em solo nacional. Além disso, a BYD assinou, junto ao Metrô de São Paulo, um contrato para o fornecimento dos trens da linha 17.
“As operações da companhia em veículos elétricos, equipamentos logísticos elétricos e energia solar deixam de emitir no país mais de 256 mil toneladas de COշ por ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1,8 milhão de árvores”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
Ainda de acordo com Tyler Li, a empresa se esforça para ajudar a sociedade a reduzir sua dependência das energias não renováveis, a fim de criar um mundo mais saudável e sustentável.
O documento também registra a adesão da companhia ao PLVB (Programa de Logística Verde Brasil), e ao Pacto Global, uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que engaja o setor privado em ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Confira a versão completa do Relatório de Sustentabilidade 2020 da BYD clicando aqui.