Localizado há 77 km de Teresina (PI), o município de Coivaras (PI) será impactado positivamente com a construção de uma miniusina de energia solar de administração e responsabilidade do Governo do Estado.
A planta faz parte de um projeto de PPP (Parceria Público-Privada) de miniusinas de energia solar, gerenciado pela SUPARC-PI (Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí).
Segundo estimativas do governo do Piauí, a instalação da miniusina poderá empregar, de forma direta e indireta, até 16% da população do município. Atualmente, a cidade tem 4 mil habitantes.
Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões, destaca que a criação dos novos postos de trabalho será de grande impacto. “Estima-se a criação de 50 empregos diretos e mais de 600 postos de trabalho indiretos com a criação desse sistema de energia renovável. Isso permite novas oportunidades para a comunidade dessas cidades, a partir da necessidade de capacitação de mão de obra qualificada”, ressalta.
A miniusina de Coivaras vai atender a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde). A energia gerada na estrutura ficará como crédito ao Governo do Estado do Piauí junto à Equatorial Energia, permitindo economia para os cofres públicos.
A planta, com potência instalada de 5 MW, terá uma capacidade de geração mais do que o suficiente para atender a Sesapi. A PPP de Miniusinas de Energia Solar já passou por processo de viabilidade, consulta pública, licitação e agora segue com a implantação, após a assinatura do contrato.
Saiba mais: Piauí vai construir oito usinas fotovoltaicas por meio de PPP
Serão três responsáveis pela implantação das miniusinas no Piauí: Energias Sustentáveis do Piauí (2 lotes que representa 4 miniusinas), GM Energia (1 lote que representa 2 miniusinas) e Brenge Par (1 lote que representa 2 miniusinas). Em pleno funcionamento, o parque de energia solar do Piauí vai gerar 40 MW, somando as oito mini usinas em implantação.