Empresários criam Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis em prol da matriz energética

Com objetivo de apoiar projetos na produção e geração de energias renováveis para melhorar a qualidade de vida da população
Empresários criam Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis em prol da matriz energética

Promover a produção e geração de energias renováveis por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação para melhorar a qualidade de vida da população, contribuindo com a nova matriz energética.

Essa é a missão da FCTER (Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis), que tem como mantenedora a distribuidora de equipamentos fotovoltaicos Renovigi.

A fundação, criada em 2013, teve o apoio de empresários e da comunidade que partilhavam a preocupação sobre a matriz energética brasileira e mundial.

“Essa mudança energética a nível mundial é irreversível, acredito sem dúvida alguma que esse é o presente e será o futuro”, destaca Djalma Velho de Azevedo, presidente da FCTER.

“A Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis foi o primeiro olhar de empresários preocupados com a matriz energética brasileira e mundial,” acrescenta Gustavo Müller Martins, presidente do Conselho de Administração e CEO da Renovigi.

O empresário também reconhece a importância de entidades representativas nessa trajetória, a exemplo da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Chapecó) que teve e têm esforços dedicados a fundação e se destaca pela vanguarda, com posicionamento em benefício aos direitos da sociedade.

Atualmente, a FCTER conta com diversos profissionais que visam o desenvolvimento por meio da sustentabilidade. Entre eles, a bióloga Luciana Maldaner, que deixou a sala de aula para ficar à frente da coordenação da fundação.

“Recebi o convite do nosso primeiro presidente, Santiago Ibara. Conversamos e assim que li o histórico e vi a proposta, valores e objetivos, me encantei. A FCTER tem um propósito e gostaria muito que as pessoas olhassem para ela como prestadora de serviço. Vejo seu potencial, que ainda tem muito para ser explorado”.

Luciana também acrescenta o “desejo que seja referência pela contribuição social, enquanto entidade de formação e de estímulo ao desenvolvimento de projetos.”

As atividades desenvolvidas pela FCTER contemplam projetos com a participação de instituições de ensino, cursos, workshop, oficinas, seminários nacionais e internacionais, além de parceria com o Sebrae focado em pequenos negócios através do Sebrae TEC.

Também incluem ações em cooperativas, a exemplo da Aurora Alimentos com capacitações de agricultores vinculados, o IPTU Verde que institui descontos no valor do imposto e outros projetos que estão em desenvolvimento, como para o tratamento correto dos resíduos sólidos.

A FCTER foi instituída pela Uceff Faculdades, Unoesc, Unochapecó, Thiago Dávi Arquitetura, Fluxo Eletrônica Industrial, Zagonel, Cetric, Fibratec, Uniarp e Nord Eletric.

Mais informações sobre a FCTER podem ser obtidas pelo telefone (49) 2020-0067 ou pelo site fcter.org.br.

Picture of Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.