Uma das novas funcionalidades da Série 2021 do software SOLergo é a comparação de projetos, cujo objetivo é comparar o retorno econômico entre vários projetos realizados no software e exibir o resultado em uma planilha.
Para realizar a comparação, é necessário realizar com antecedência o cálculo do retorno econômico de cada um dos projetos realizados no SOLergo.
Após isso, acessando o menu Ferramentas – “Comparar projetos”, é aberta uma janela que permite adicionar os projetos que vão ser analisados.
Na janela, é exibido para cada projeto a “Data da Última Análise”, entendida como a data em que foi salvo o cálculo do retorno econômico.
Se ao adicionar o projeto exibir no campo “Data <Não reconhecida>” isso significa que o cálculo ainda não foi executado. Realizado os procedimentos acima, basta selecionar o percurso e o nome da planilha.xls para salvar com os resultados.
Assim, o usuário pode usufruir dessa funcionalidade e realizar vários cenários de projetos no software, como a utilização de módulos e inversores diferentes, soluções com baterias e geradores auxiliares e também otimizadores de potência.
Além disso, também é possível realizar a comparação entre projetos com posicionamento de módulos distintos, em solo e telhado, com ângulo fixo ou rastreadores e entre outras possibilidades.
No exemplo da imagem abaixo foi realizado uma análise para um mesmo local utilizando inversores string, microinversor e otimizador de potência em cada um dos projetos.
Conforme é exibido na imagem, planilha exibe a comparação da energia produzida, receitas, custos, capital investido, fluxo de caixa acumulado e o período de amortização de cada um dos cenários, além de outras informações financeiras.
Desta forma, o usuário pode enviar o resultado da planilha para o proprietário com vários cenários de investimento, sem necessariamente gerar os relatório econômico de cada projeto realizado. Além da funcionalidade de comparação, estão disponíveis as seguintes ferramentas:
- Gerenciamento do sistema bifásico, com neutro central entre as fases;
- Gerenciamento de inversores monofásicos em sistemas bifásicos;
- Atualização da funcionalidade Autoconsumo remoto;
- Desenho do layout com entrada dinâmica;
- Representação otimizada dos condutores no layout do sistema;
- Nova modalidade de cálculo para o VPL e TIR considerando Financiamento;
- Nova modalidade de cálculo do Período de amortização considerando Financiamento;
- Extensão e atualização do banco de dados de módulos e inversores fotovoltaicos.