A fábrica de materiais elétricos da Tramontina está ampliando a linha de DPS (Dispositivo Protetor contra Surtos) – componente responsável pela proteção contra descargas atmosféricas.
A linha de DPS TDS da Tramontina está disponível nas versões 15 kA, 20 kA, 45 kA, 60 kA e 90 kA, todos com tensão de utilização de até 275V e próprios para instalação em redes de 127V ou 220V.
Os novos modelos estão disponíveis nas classes 1 – para áreas altamente expostas às descargas atmosféricas – e 2 -para descargas atmosféricas indiretas, ou seja, que ocorrem próximas à área de edificação ou redes elétricas.
Todos possuem um indicador frontal na cor verde, que muda para vermelho para indicar quando o mesmo deverá ser substituído na instalação.
A equipe de engenharia da fábrica de materiais elétricos da Tramontina destaca que o DPS possui a função de proteger os equipamentos eletrônicos das descargas atmosféricas e dos apagões e instabilidades da rede elétrica, evitando que o liga-desliga, que geralmente acontece nessas ocorrências, queimem os aparelhos.
O equipamento detecta a ocorrência de sobretensões transitórias de curta duração na rede elétrica e desvia as correntes de surto para a terra.
As sobretensões circulam por três caminhos distintos: rede elétrica, linha telefônica e circuito de antena de TV. Por isso a importância da proteção nas três entradas.
O DPS deve interagir com o sistema de aterramento, para completar a segurança e proteger as pessoas contra as descargas elétricas, bem como as edificações e aparelhos eletrônicos.
A atuação do dispositivo não é apenas para as descargas atmosféricas (raios), mas também para sobretensões e instabilidades nas redes das concessionárias de energia.
O equipamento deve ser instalado segundo as prescrições da Norma NBR 5410 para instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado das instalações e a conservação dos bens.