A Agesolar (Associação Regional de Energia Solar do Rio Grande do Sul) lançou um projeto que tem como objetivo estruturar um corredor de mobilidade elétrica no território brasileiro e incentivar o uso de fontes não poluentes.
Denominado de “Destino Solar”, o projeto conta com o patrocínio do Sicredi e o apoio técnico-científico da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).
A iniciativa visa criar uma rede de abastecimento de veículos elétricos pelo país por meio de uma rota planejada a partir da instalação de estações de recarga rápida em estabelecimentos comerciais ou públicos.
Rodrigo Corrêa, presidente da associação, explica que para isso acontecer foi criado um site, no qual os empreendimentos que possuem o interesse de instalar os pontos de recarga e empresas vendedoras e instaladoras de energia solar possam se cadastrar.
“Tanto a empresa que quiser colocar um posto de carregamento, quanto a empresa que preferir se cadastrar como vendedora e instaladora, pode fazer isso pelo site. Ela só precisa preencher a ficha técnica e aguardar a avaliação da UFSM e da organização”, explica Corrêa.
Ao acessar o site, o público tem acesso a dois mapas: um com a localização e informações sobre os pontos de recarga de veículos elétricos no Brasil e outro com detalhes das empresas que realizam o serviço de venda e instalação deste tipo de energia.