A partir das suas últimas atualizações, é possível modelar projetos no SOLergo que se encaixam na modalidade de autoconsumo remoto, geração compartilhada e empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras (condomínio ou EMUC).
A modalidade de autoconsumo remoto é aquela onde há a construção de um sistema fotovoltaico em que o excedente de crédito é consumido em outra localidade, desde que a titularidade da unidade consumidora com o gerador e a unidade consumidora onde se utilizam os créditos seja a mesma.
A GC (geração compartilhada) é aquela em que um gerador exporta seu crédito de energia para um grupo de pessoas físicas ou pessoas jurídicas, sem que necessariamente a titularidade da unidade geradora seja a mesma. Cada unidade recebe créditos de acordo com suas cotas de participação na usina.
A modalidade de geração em condomínio é aquela em que o gerador é de posse de um condomínio e os créditos são direcionados para membros do condomínio, dadas as ressalvas contidas nas regulamentações REN 482 e 687 (Resoluções Normativas 482/2012 e 687/2015).
Tutorial
1º Passo
Na tela inicial do programa, preencha as informações básicas do projeto e selecione a modalidade de geração desejada.
Neste exemplo teremos uma fazenda que exportará energia para uma loja e uma residência, todas com o mesmo CNPJ no cadastro da unidade consumidora, portanto na modalidade autoconsumo remoto.
2º Passo
Na seção “Consumo”, subseção “Unidade Consumidora”, você poderá adicionar as unidades consumidoras que receberão a energia excedente da unidade com gerador.
É importante informar qual a tarifa em que as unidades que exportam e recebem os créditos se encontram. As resoluções 482 e 687 permitem que o crédito seja gerado e consumido entre consumidores dos grupos A e B e com tarifas diferenciadas.
3º Passo
Para adicionar o perfil de consumo de cada unidade consumidora clique nos três pontos da linha correspondente da coluna consumo anual. Complete o consumo mensal de cada unidade geradora conforme a figura abaixo.
O SOLergo pode indicar a porcentagem de crédito que deve ser exportada para cada unidade consumidora. Para isto, basta selecionar a opção “Calcular crédito alocado”.
Pronto. O software considerará a quantidade de créditos necessária para sugerir uma potência do sistema na seção “Componentes”. Também é possível agora verificar as simulações financeiras em cada unidade consumidora cadastrada ou do sistema completo.