Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.04 segundos Startup cria projeto que armazena energia solar e eólica usando gravidade – Canal Solar

Startup cria projeto que armazena energia solar e eólica usando gravidade

A empresa comentou ainda que essa tecnologia tem o tempo de resposta das baterias de íon-lítio
2 minuto(s) de leitura

Armazenar energia solar e eólica por meio de um sistema baseado em gravidade. Esse é o objetivo da empresa escocesa Gravitricity, que está planejando um projeto para guardar excedentes de energia renovável no porto de Leith, em Edimburgo.

Segundo a startup, uma plataforma de 16 metros de altura usa energia limpa em excesso para elevar uma massa em um eixo de 150 a 1.500 metros e, consequentemente, descarregar a eletricidade.

“A massa usada pode variar de 500 a 5.000 toneladas e a eletricidade descarregada pode abastecer cerca de 30.000 residências por duas horas”, afirmou a Gravitricity.

A empresa comentou ainda que essa tecnologia tem o tempo de resposta das baterias de íon-lítio e que o sistema oferece um serviço de 25 anos sem perda de desempenho ou degradação cíclica.

Projeto-piloto

Um projeto-piloto de 1,14 milhão de euros será construído em outubro, no porto de Leith, o maior de águas profundas da Escócia. A conclusão do projeto, de 250 kW, está previsto para dezembro.

“Este programa de teste de dois meses confirmará nosso modelo e fornecerá dados valiosos para o nosso primeiro projeto de 4 MW em larga escala, que começará em 2021”, concluiu Miles Franklin, engenheiro da Gravitricity.

Armazenamento gravitacional

A empresa suíça Energy Vault lançou a tecnologia de armazenamento baseado em gravidade, que foi baseada em um guindaste de 35 toneladas e blocos de concreto, há um ano.

Segundo a startup, esse sistema considera a volatilidade no suprimento e demanda de energia, condições climáticas e inércia. O projeto foi apoiado por um investimento de US$ 110 milhões do credor japonês Soft Bank.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.