O estado do Mato Grosso do Sul ampliará a sua capacidade de geração solar. Isso porque será inaugurado neste sábado (28), no município de Naviraí, uma usina de 2,23 MWp para o Grupo JChagas, dono da rede de supermercados Fogo Atacadista e Mercados Chama.
De acordo com a Geração Solar, empresa responsável pela execução do projeto, esta será a maior planta fotovoltaica privada do estado. Ao total, foram utilizados 5.236 módulos de 425 W da Q Cells e 11 inversores Ingeteam de 160 kW. Em média, o sistema produzirá 266.423,53 kWh/mês.
Leia mais: Setor varejista é o que mais investiu em energia solar no 1º semestre
Construída na fazenda Guadalupe na modalidade de autoconsumo remoto, a usina abastecerá sete empreendimentos do grupo na região – tornando-os autossuficientes em energia elétrica e proporcionando uma economia mensal de aproximadamente R$ 220 mil.
“O meio ambiente é uma pauta da nossa companhia. Ademais, esse investimento traz competitividade no mercado, melhora os números da empresa e, consequentemente, gera mais aportes e geração de empregos”, disse Fábio Chagas, diretor do Grupo JChagas.
“Nosso estado vem crescendo em potência instalada de energia fotovoltaica. No caso, esse projeto soma nos números do MS e começa a ter mais destaque no âmbito nacional. A solar tem um grande benefício que não é só o financeiro, também contribui muito com a sustentabilidade”, acrescentou Weslei Elias, sócio proprietário da Geração Solar.
Energia solar no MS
Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Mato Grosso do Sul está na 11ª colocação do ranking estadual de geração distribuída fotovoltaica com cerca de 215 MW de potência – o que representa aproximadamente 3% da capacidade instalada no país.
Imagem: divulgação