Segundo levantamento realizado pela Greener, o varejo é o setor que mais instalou sistemas fotovoltaicos no primeiro semestre de 2021, representando 38% das implementações. O destaque, por exemplo, ficou para os supermercados com 22%.
Em meio a este cenário, uma das redes que vem contribuindo com a expansão do segmento é a distribuidora Betel, supermercado localizado em Curitiba – que está utilizando o valor economizado com a solar para ampliação da loja e contratação de funcionários.
De acordo com a Entec, empresa responsável pela execução do projeto, foi construído uma usina, em novembro de 2020, de 37,24 kWp. Ao total, utilizaram 98 módulos fotovoltaicos de 380 Wp da Ulica e um inversor Solis de 30 kW. A conta de eletricidade, que girava em torno dos R$ 1.800, caiu para a casa dos R$ 300 com o novo sistema – uma redução de 83% na fatura.
Para a instalação e habilitação do processo, foram gastos R$ 120 mil. Dado o preço da conta de luz e as altas nas bandeiras tarifárias da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), acionadas em função da crise hídrica, o payback será de três anos. “Mas, não será preciso esperar 36 meses para ter a recompensa, afinal, a economia mensal já chega aos clientes da empresa todos os dias”, disse o proprietário Paulo Fontoura.
“Com o dinheiro que pagaríamos para a companhia de energia, conseguimos comprar ainda produtos em grandes quantidades e reverter em promoção. O beneficiado é o cliente, pois um produto que você venderia a um preço X você consegue baixar, fazendo essa promoção”, destacou o empresário.
Uma resposta
Gostei muito da matéria e gostaria de acompanhar suas novas edições sobre este assunto Fotovoltaica.
Parabéns, sucesso. Abs