Minas Gerais deve tomar a dianteira no segmento de geração centralizada de energia fotovoltaica. Isso porque em Jaíba, no Norte do estado, foi anunciada a implementação de uma usina de energia solar que terá capacidade total instalada de 1.357 MW, tornando-se assim o maior projeto fotovoltaico do Brasil.
A usina começa a ser construída no segundo semestre de 2020 e conta um investimento no valor de R$ 6 bilhões, feito pela empresa Aurora Energia.
Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), com potência de 755 MW instalados e em construção, o estado de Minas Gerais é o quarto maior gerador do país, ficando atrás apenas de Piauí, Ceará e da Bahia.
Na geração distribuída, instalada em residências, condomínios, indústrias, comércio, propriedades rurais e prédios públicos, MG já é líder, com potência de 512 MW. Isso corresponde a 19% de toda a energia fotovoltaica desse tipo no Brasil.
Sul do Brasil recebe maior usina solar em telhado
Investindo em uma expansão sustentável, a Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de soluções tecnológicas, inaugurou sua nova filial em São José (RS), cidade onde também fica a sede da empresa. O destaque da obra é a construção de uma usina fotovoltaica instalada no teto do pavilhão, com uma geração elétrica estimada para 1.739 MW/h para este ano.
A nova fábrica possui 46 mil m², o dobro da área da matriz, e conta com 8.238 m² de cobertura de filtros e painéis solares instalados, tornando-se, segundo órgãos como CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a maior usina fotovoltaica em telhado no Sul do país.
Para se ter uma ideia da geração de energia realizada, a estrutura tem capacidade para abastecer, por exemplo, 725 casas populares com um consumo médio de 200 kW/h/mês por residência. Ao todo, são mais de 4 mil módulos fotovoltaicos instalados.