Projetado para manter as praias limpas, restaurar as costas enquanto preserva o meio ambiente natural, o BeBot é um robô de limpeza de praia ecológico que peneira mecanicamente a areia para remover resíduos de plástico e outros detritos sem prejudicar o meio ambiente local.
O robô coletor foi desenvolvido por uma empresa de tecnologia marinha chamada Polaru Marine, em parceria com a ONG 4Ocean, uma entidade sem fins lucrativos que organiza mutirões de limpeza de dezenas de praias norte-americanas.
“O BeBot é uma nova tecnologia para um oceano limpo, projetado especificamente para resolver esses problemas e pode substituir ou trabalhar em conjunto com os esforços de limpeza existentes”, explica a ong.
Além de ser 100% elétrico, o robô funciona com uma mistura de energia solar e bateria, sem emissão de gases prejudiciais ou de líquidos, gases de diesel com mau cheiro ou poluição sonora.
O BeBot é capaz de coletar lixo até trinta vezes mais rápido do que uma pessoa, limpando até 3 mil metros quadrados de praia por hora, o equivalente a um grupo de 20 pessoas trabalhando de forma ininterrupta por 60 minutos.