Na minha visão, a prática de mentoria deveria ser instituída desde a faculdade. Assim, no mundo corporativo essa colaboração mútua seria naturalmente melhor aceita e proveitosa.
Aqui não me refiro apenas ao movimento topdown, mas também à prática reversa, em que os jovens profissionais no início de suas carreiras também pudessem colaborar com os mais experientes, construindo assim pontes entre as gerações de profissionais, possibilitando a expansão da visão de todos e a capacidade de abrirmos nossas mentes para novas perguntas, respostas e perspectivas.
Por isso, hoje compartilho com vocês um pouco da minha experiência nesta jornada, por meio de dicas que foram e continuam presentes na minha trajetória e no dia a dia, o que me mantém em constante evolução.
Vamos juntos?
1) O primeiro passo, na minha visão, é fundamental. Antes de qualquer coisa tenha senso de propósito, não só de saber onde quer chegar, mas o mais importante: por que você quer isso?
Simon Sinek tem um TED muito interessante que vale a pena ser assistido, não só no início da carreira, mas em diversas épocas da vida, pois ajustamos objetivos e está tudo bem, desde que tenhamos propósito. Lá ele explica sobre o Golden Circle e como grandes líderes inspiram a ação.
2) Está começando sua carreira? Seja otimista e exercite sempre a gratidão. Enxergue e aprenda com os erros, veja-os como oportunidade para recomeçar de uma maneira ainda melhor!
3) Aceite as mudanças, seja flexível e mantenha o foco, lembrando sempre que, apesar de parecerem tarefas simples, elas exigem de nós, disciplina e autorreflexão diariamente. Afinal, não existe fórmula mágica e sim dedicação e coragem para sermos cada dia mais a nossa melhor versão.
4) Seja incansável em aprender mais sobre você, cultive a autoestima e confiança. Por mais difíceis que estejam os tempos, nunca deixe de acreditar na sua capacidade de superação!
Conte sempre com uma rede de apoio. Todo o mundo precisa de ajuda às vezes. Eu, por exemplo, conto com a minha família, amigos, fortaleço meus relacionamentos e, quando necessário, procuro ajuda profissional.
Dica bônus: jamais se esqueça de que a auto-responsabilidade é importante para o seu desenvolvimento. Sempre comece a reflexão por você e lembre-se: estamos em eterno treinamento, dia após dia.
E você? Se pudesse compartilhar uma dica ou uma reflexão hoje sobre o início de carreira, qual seria?