“Em cima do seu telhado você pode ganhar um bom dinheiro e deixar de pagar boa parte da energia sem fazer absolutamente nada”. É o que avaliou o empresário Jurandir Floss.
O proprietário da mecânica Pointer, localizada em Chapecó (SC), decidiu apostar em fontes sustentáveis e instalou um sistema fotovoltaico em seu estabelecimento.
A usina, que está há mais de um ano em funcionamento, atende todo gasto de energia elétrica da mecânica, de sua residência e de uma casa de campo. Ao total, são 45 módulos de 340 W e um inversor Renovigi de 20 kW, totalizando uma potência de 13,30 kWp.
A vantagem é tamanha que o cliente já conta com créditos acumulados na rede, conforme destacou Rafael Biondo, da Biondotech Energia Solar, empresa credenciada da Renovigi e responsável pelo projeto.
Segundo Floss, a geração média é de 1.221 kWh por mês. Antes da instalação da planta solar, o gasto com a conta de luz era de aproximadamente R$ 650. Hoje o custo mensal é de R$ 114, redução de 90%.
“Água e luz você nunca deixa de pagar. A energia fotovoltaica trouxe economia para nossos negócios e foi um dos fatores decisivos. Gastamos hoje apenas 10% do que gastávamos antes e, além de economizar, estou ganhando dinheiro,” destacou o empresário.
Só em Chapecó, a Renovigi já instalou mais de 230 sistemas solares. A distribuidora conta com a parceria da Sicoob para o financiamento de seus produtos com a disponibilidade de qualquer pessoa física e jurídica para financiar, associados ou não.
“Acreditamos no desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos e a partir do momento que o Sicoob financia uma usina de energia solar, além da redução dos custos do cliente, cumprimos nosso propósito de auxiliar no desenvolvimento dos nossos associados”, ressaltou Jussara Maria Bertol, superintendente do Sicoob Maxicrédito.
Imagem: Divulgação.