O Programa RenovaPR (Paraná Energia Rural Renovável) é uma iniciativa do Paraná para apoiar a GD (geração distribuída) de energia solar e fomentar a adesão de sistemas fotovoltaicos por produtores rurais do estado.
Desde o início da operação, já foram executados 709 projetos, que somam investimentos no valor de cerca de R$ 128,6 milhões, segundo dados do IDR – PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).
Desse total, 264 projetos já estão em bancos no montante de R$ 47 milhões, os demais estão em elaboração. O programa foi instituído pela Lei 20.435 de 17 de dezembro de 2020 que foi regulamentada pelos decretos 7872 de 9 de junho de 2021.
Segundo Herlon Goelver de Almeida, coordenador do RenovaPR, mais de 5 mil agricultores e cooperativas já aderiram ao programa. Além disso, 336 empresas de energia solar já estão cadastradas.
“A questão mais importante hoje é a sustentabilidade econômica dos sistemas de produção de proteína animal do Paraná, os mais eletro intensivos e, portanto, são mais afetados pela alta do preço da energia”, afirmou Almeida.
Leia também: Programa do PR incentiva o uso de energias renováveis para produtores rurais
Ele ainda destaca que o Renova PR tem como meta oferecer condições para agricultores e empresas promoverem a autoprodução de energia, própria e renovável, com a possibilidade de reduzir custos de produção e ampliar suas atividades.
“Com o RenovaPR estamos mantendo produtores nas atividades produtivas de frango, piscicultura de água doce, suinocultura e leite. Da mesma forma, cooperativas e agroindústrias conseguem reduzir seus custos com nosso programa RenovaPR”, completou.
Crédito da imagem: José Fernando Ogura/AEN