ANEEL e Embaixada da Dinamarca assinam memorando para transição energética

Acordo visa a troca de conhecimento, experiências, dados e boas práticas relevantes para o desenvolvimento de energias renováveis
ANEEL e Embaixada da Dinamarca assinam memorando para transição energética

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Embaixada Real da Dinamarca assinaram nesta quinta-feira (23) o Memorando de Entendimento para Cooperação na Transição para a Energia Sustentável e Mitigação das Mudanças Climáticas.

O acordo visa a troca de conhecimento, experiências, dados e boas práticas relevantes para o desenvolvimento de Energia Eólica Offshore, Recuperação Energética de Resíduos (Waste to Energy), Transição Energética e Geração de Negócios. A assinatura foi formalizada pelo diretor-geral da Agência, André Pepitone, e o embaixador Nicolai Prytz.

“A cooperação fortalecerá o diálogo entre o Brasil e a Dinamarca sobre soluções de transição energética e promoverá a troca de conhecimento e experiência na formulação de planos de expansão da capacidade energética, buscando a segurança no fornecimento de energia em todas as suas formas e a inclusão de novas fontes de energia e seu eventual impacto no sistema de energia, incluindo geração, transmissão e distribuição de energia”, afirmou a ANEEL.

Ainda de acordo com a Agência, o memorando inclui formas de cooperação relativas a troca de dados, informação e documentos, reuniões online e visitas internacionais e intergovernamentais, envolvendo agentes políticos, reguladores, instituições acadêmicas e empresas, além da organização conjunta e participação em seminários, workshops e reuniões para compartilhar informações e melhores práticas.

Mercado brasileiro atrai investimentos dinamarquês

Em agosto deste ano, a empresa dinamarquesa de projetos de energia renovável European Energy concluiu a compra de dois projetos solares da desenvolvedora brasileira EDN Renováveis. A transação de venda do projeto solar foi intermediada pela ITA Capital, focada em investimentos alternativos e sustentáveis.

Os ativos estão localizados na Bahia e totalizam 599 MWp, com um investimento esperado de  R$ 1,5 bilhão, com o início de operação programado para 2024.  O projeto fornecerá eletricidade equivalente a uma cidade com aproximadamente 1,4 milhão de habitantes ou 350 mil residências. 

A European Energy desenvolve, financia, constrói e opera parques de geração solar e eólica. Sediada em Copenhagen. Dinamarca, a empresa possui forte histórico no setor de energias renováveis na Europa, Brasil, Estados Unidos e Austrália.

“Estamos muito felizes com o fechamento desta operação, pois oferece energia renovável, investimento sustentável e geração de renda e emprego para uma região com baixa atividade econômica, tudo isso no meio de uma pandemia. Além disso, o fato de um grupo internacional sólido querer aumentar sua exposição de investimento no Brasil é extremamente positivo para o país e só reforça a importância do setor de energia renovável na agenda global”, declarou Raphael Fraga, CEO da ITA Capital.

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.