Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.04 segundos Escassez de cobre pode afetar fabricação de inversores – Canal Solar

Escassez de cobre pode afetar fabricação de inversores

O material é utilizado na fabricação de placas de circuito impresso, que compõem equipamentos fotovoltaicos

O aumento no consumo de eletrônicos durante a pandemia de Covid-19 e os surtos da doença no Sudeste Asiático foram um dos principais fatores da escassez na oferta de chips semicondutores e componentes passivos, como capacitores, resistores e indutores na indústria mundial.

Agora, o mercado está passando por mais um problema. Trata-se da escassez de cobre e laminados revestidos de cobre (CCLs), usados para a fabricação de placas de circuito impresso (PCBs) que alimentam todos os produtos eletrônicos disponíveis atualmente. 

“Então, tudo que utiliza placas de circuito impresso pode ser afetado. Como, por exemplo, inversores fotovoltaicos, microinversores e otimizadores”, disse Mateus Vinturini, especialista em sistemas fotovoltaicos. 

Em meio a este cenário, de acordo com a DigiTimes – jornal diário para indústrias de semicondutores, eletrônicos, computadores e comunicações em Taiwan e na região da Grande China –, os custos das folhas de cobre usadas para fazer os CCLs estão aumentando.

Consequentemente, está colocando uma pressão significativa sobre os fabricantes de PCBs (o que envolve desde computadores até placas lógicas dos inversores) para aumentar suas cotações de preços. Segundo o site especializado em tecnologias TechPowerUp, isso geralmente resulta em dois tipos de ações tomadas pelo fabricante: subir o preço ou reduzir a margem de lucro do produto. 

“Os valores do cobre aumentaram 35% desde o quarto trimestre de 2020, portanto, a alta dos custos é inevitável. Com a elevação do MSRP (Preço Sugerido pelo Fabricante) representando uma tendência comum na indústria de computadores no período passado, tal fator poderia facilmente se traduzir no aumento da estrutura de preços dos fabricantes”, disse a TechPowerUp, em nota.

“Isso significa que nós, como consumidores, poderíamos ver valores mais altos de placas de circuito impresso complexas, especialmente aqueles modelos com PCBs feitos de uma grande quantidade de camadas de cobre”, conclui a nota.

No entanto, na visão de Vinturini, mesmo com tais aumentos de custos, espera-se que a solar continue crescendo em ritmo acelerado. “O mercado prevê estabilização do fornecimento de semicondutores entre 2022 e 2023 no máximo”, ressaltou o especialista.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.