O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) anunciou a suspensão do programa RVD (Resposta Voluntária da Demanda), que incentivava a redução do consumo de energia elétrica a partir do pagamento de uma compensação financeira a empresas que se dispunham a reduzir o gasto.
De acordo com o comunicado, a decisão foi motivada pela melhora das condições hidroenergéticas do país, que garantem o suprimento de energia em 2021. Mas o programa pode voltar a vigorar no ano que vem, caso seja preciso.
“A medida, no entanto, não exclui a possibilidade da retomada das ações em 2022, caso seja identificada a necessidade de recursos adicionais para atendimento à demanda por energia elétrica no país”, diz o informe.
O Programa
A Resposta Voluntária da Demanda foi lançada durante o período da crise hídrica, o pior dos últimos 91 anos, segundo o Ministério de Minas e Energia. O programa tinha como objetivo reduzir o gasto energético de grandes consumidores ou, pelo menos, deslocar o horário de produção de empresas e indústrias, assim evitando os períodos de maior demanda.
“O ONS reforça ainda que o processo de RVD gerou aprendizado relevante para o uso e para a regulação de Resposta da Demanda no país e destaca que mantém abertos os canais de comunicação para acompanhamento das condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e que informará oportunamente a reabertura das plataformas de ofertas, caso seja necessário”, conclui o comunicado.