Os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul estão próximos de atingir a marca histórica de 1 GW de potência instalada solar em sistemas de GD (geração distribuída).
As cidades paulistas somam juntas 970 MW, enquanto as gaúchas acumulam pouco mais de 930 MW, segundo levantamento realizado pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Até o momento, a única unidade federativa do Brasil que conseguiu ultrapassar a marca de 1 GW foi Minas Gerais. Ao todo, a região conta com quase 1,4 GW de potência instalada fotovoltaica em sistemas de pequeno e de médio porte instalados em telhados, fachadas e terrenos.
Os números contabilizados mostram ainda que a fonte solar nos dois estados brasileiros já superou toda a potência instalada de todo ano passado inteiro.
Em São Paulo, são 394 MW acumulados em 2021, contra 333 MW de 2020. No Rio Grande do Sul, já são 359 MW gerados em menos de 11 meses, sendo que em todo o ano passado foram contabilizados 305 MW.
Atualmente, São Paulo e Rio Grande do Sul contam, respectivamente, com cerca de 123,8 mil e 118,4 mil UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos de mais de 106,9 mil e 94 mil sistemas fotovoltaicas instalados em cada uma das duas regiões brasileiras.
Saiba mais: Energia solar bate novo recorde e atinge marca de 12 GW no Brasil.
Além da popularização do sistema, muito deste aumento também tem relação direta com a crise criada pela escassez de chuvas no país e as constantes altas no preço da conta de luz, que tem ajudado a crescer a busca pela instalação de energia solar, sobretudo, em estados brasileiros com maior poder aquisitivo, como é o caso de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Na avaliação de Gustavo Tegon, co-fundador da Esfera Solar, ter mais dois estados brasileiros chegando próximos de 1 GW em GD solar é um enorme marco para o setor. “Eu atrelo esse crescimento não somente ao poder aquisitivo desses estados, mas também ao fato de a informação sobre energia solar estar sendo mais difundida no mercado. Outro ponto são as linhas de financiamento que estão sendo disponibilizadas para todos os brasileiros. Isso tudo tem feito com que a solar tenha atingido esses números maravilhosos”, disse ele.
Antes considerada como uma ferramenta para reduzir custos em grandes estabelecimentos comerciais ou construções de grande porte, a energia solar passou a ser instalada em empreendimentos residenciais, comerciais, propriedades rurais e muitos outros, podendo ser comprado com menor preço e maior facilidade de financiamento.
Uma resposta
Bom dia.
Sou de Sao Paulo .
Represento eu na empresa de Energia Solar.
Mas tenho percebido a grande dificuldade em vender aqui na capital.
Acredito que estes quase 1 GW aqui do Estado .
Seja mais no interior .
Seria possível uma reportagem falando sobre este assunto.
Obrigado.