Em novembro do ano passado, oito marcas fotovoltaicas líderes mundiais, incluindo Trina Solar, Zhonghuan Semiconductor e Risen Energy, começaram a promover a padronização de módulos de wafer de silício de 210 milímetros na indústria fotovoltaica.
Até maio, o processo de padronização 210 alcançou ótimos resultados e deve ser lançado formalmente em breve pela Associação da Indústria Fotovoltaica da China.
Isso está aumentando de modo significativo o valor da cadeia da indústria fotovoltaica e do nível do sistema.
Atingindo o acordo: o tamanho uniforme para 210 módulos
Em 26 de maio de 2021, a Associação da Indústria Fotovoltaica da China organizou um seminário online sobre padronização de tamanhos de módulos. Cinquenta especialistas, representantes de fabricantes de módulos, desenvolvedores, provedores de soluções de sistema e organizações terceirizadas, incluindo Trina Solar, Risen Energy, Canadian Solar, Tongwei e TÜV SÜD, concordaram com as dimensões gerais dos módulos e especificações técnicas dos orifícios de montagem.
Detalhes técnicos, como espaçamento de células e padrões de referência de design também foram acordados para formar um padrão de grupo. Isso significa que os fabricantes de módulos 210, usuários finais e fornecedores de soluções de sistema alcançaram uniformidade em questões técnicas.
A padronização dos módulos reduzirá significativamente os custos de BOS e LCOE, e fornecerá a conveniência e o valor máximo de módulos de energia ultra-alta e soluções para aplicações solares.
Para 110 meias células (55 células inteiras), o comprimento é determinado como 2384 ± 2 mm, a largura como 1096 ± 2 mm e as posições dos orifícios de montagem no maior lado são colocadas em 400/1400 ± 1 mm. A seguir está uma análise das dimensões dos três produtos 210:
Além disso, todos os fabricantes de módulos 210 projetarão produtos de acordo com o mais recente padrão internacional IEC / UL 61730. A padronização do módulo beneficia a indústria solar e maximiza a TIR da planta solar.
Aumentar a potência do módulo e reduzir os custos de geração de energia tornou-se uma tendência inevitável. A padronização do módulo 210 beneficiará diretamente a indústria solar, EPCs e desenvolvedores de projetos.
A padronização do wafer de 210 mm, do tamanho da célula e do módulo resultará diretamente em custos de BOS mais baixos e a cadeia de suprimentos se tornará mais eficiente, alcançando o efeito de escala ideal.
Além disso, a inovação técnica industrial deve ser acelerada, reduzindo os custos de fabricação para a cadeia da indústria, o investimento inicial em sistemas fotovoltaicos e LCOE e garantindo a TIR.