Sete estados brasileiros e mais o Distrito Federal (DF) já contam com sistemas fotovoltaicos no segmento de GD (Geração Distribuída) instalados em todos os seus municípios.
É o que aponta um levantamento do Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na região Norte, todos os 52 municípios que compõem o estado de Rondônia já possuem ao menos um sistema de energia solar instalado em telhados, fachadas e terrenos de pequeno e médio porte. Ao todo, já são cerca de 6,6 mil kits fotovoltaicos em funcionamento na unidade federativa.
No Nordeste, os números são ainda melhores: 4,4 mil e 22 mil sistemas acoplados à rede em Alagoas e no Ceará, respectivamente. No estado alagoano, todos os 97 municípios já geram energia solar, enquanto que, no Ceará, esse número é de 184.
Descendo o mapa geográfico do país, encontra-se a região Sudeste, onde a fonte solar está presente em 100% das 78 cidades do Espírito Santo. No Rio de Janeiro, o mesmo também acontece nos 92 municípios cariocas. Juntas, as duas localidades acumulam pouco mais de 48,3 mil sistemas instalados.
Já nas regiões Sul e Centro-Oeste, os estados do Rio Grande do Sul, com 497 cidades, e de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 141 e 79, respectivamente, fecham a lista das unidades federativas nacionais que, por enquanto, contam com sistemas de GD solar em todos os seus municípios.
Solar pelo Brasil
Em todo o Brasil, a fonte solar já está presente em 5.406 das 5.770 dos municípios, o que representa um pouco mais de 97% do total e uma geração de mais de 7,85 GW de potência instalada por meio de 706,2 mil sistemas em operação.
Para Bruno Catta Preta, diretor comercial da Genyx, todos esses dados traduzem a força que a fonte fotovoltaica possui no Brasil. “A Energia solar está trazendo desenvolvimento, economia para as pessoas, oportunidades de emprego e está se tornando cada dia mais conhecida, mais popular e mais acessível”, disse ele.
O executivo também celebrou o fato de que logo mais outros estados também atingirão a marca. “Um deles, provavelmente, será Minas Gerais, que é líder na produção de energia solar fotovoltaica. É um estado muito grande, com 853 municípios, mas faltam apenas 7 cidades para também entrar nessa lista de estados brasileiros que tenham pelo menos uma instalação em 100% das suas cidades”, pontuou.