A expressão plug-and-play foi criada pela área da informática para definir dispositivos que não necessitam de instalação complicada para seu funcionamento. Em outras palavras, o dispositivo já fica facilmente disponível para uso após sua instalação.
A expressão se expandiu para outros setores do mercado e hoje temos diversos equipamentos presentes na nossa vida que são plug-and-play – os eletrodomésticos e eletroportáteis são um bom exemplo de como esses dispositivos funcionam.
Plug-and-Play no mercado fotovoltaico
No mercado da energia solar, com a expansão dos sistemas off-grid com uso de baterias, equipamentos plug-and-play já estão começando a ser comercializados, como é o caso da bateria solar POWERDEPOT H-5 48V de LiFePO4 (Lítio Ferro Fosfato) da Dyness, que permite junto com outros componentes adaptar um sistema fotovoltaico existente, para o uso com baterias, sendo compatível com diversos fabricantes de inversores como Sungrow, Growatt e Goodwe.
Para saber mais sobre como adaptar um sistema um sistema fotovoltaico existente para o uso com baterias, acesse o aqui.
Abaixo podemos visualizar a bateria plug-and-play da Dyness e suas características:
- Maior relação de energia utilizável, menos autoconsumo
- 1/3 de peso de capacidade equivalente à bateria de chumbo-ácido
- Plug and play, instalação rápida, até 4 unidades em paralelo
- Ampla faixa de temperatura -20 C -50 C
- Não contém metais pesados tóxicos ou materiais cáusticos
Kit off-grid plug-and-play
Um sistema fotovoltaico off-grid plug-and-play pode ser adquirido sem a necessidade de projetos complicados, com fácil instalação e já configurado, bastando apenas conectar os cabos para o seu funcionamento. Porém, deve-se atentar para as características do sistema, que devem ser definidas de acordo com cada necessidade.
A seguir apresentamos um kit de gerador fotovoltaico off-grid plug-and-play com geração estimada mensal de 156 kWh/mês (uso diário máximo de 5,23 KWh), considerado para dimensionamento da bateria 80% de descarga e sugestão de aplicação baseada em índice solar de 4 kWh/m².
A tabela abaixo ilustra um exemplo da quantidade de equipamentos que podem ser utilizados com o kit apresentado.
O kit é composto por:
- 4 conectores MC4 fêmea
- 4 conectores MC4 macho
- 1 string box de 2 entradas e 2 saídas / 1000 V
- 1 banco de baterias de lítio Dyness Powerdepot
- 4 painéis fotovoltaicos de 460 W
- 100 metros de cabo CC
- 1 inversor off-grid
Considerações finais
As opções off-grid plug-and-play se tornam uma excelente opção para locais onde não é possível a conexão com a rede elétrica.
O off-grid plug-and-play já é bastante difundido fora do Brasil, onde é possível comprar kits fotovoltaicos em lojas de departamentos e até supermercados. No Brasil as opções de equipamentos off-grid plug-and-play, como as baterias da Dyness, começam a aparecer e ganhar espaço para contribuir na expansão dos sistemas off-grid.
Abaixo podemos verificar algumas instalações que possuem a bateria Dyness PowerDepot, que pode ser usada tanto em sistemas off-grid como híbridos. A bateria é compacta, tem proteção IP65 e tensão nominal de 48 V, sendo sua tensão de funcionamento de 42~54 V e em condições normais suporta até 6.000 ciclos.
2 respostas
Cláudio, está só começando. Esse mercado está em franco crescimento. Em qual área você está atuando?
Gostei demais. Tô pensando em mudar de ramo. Essa ideia é fantástica. Energia solar é o futuro presente. Antes que os políticos estraguem a festa vamos aproveitar.