Após a instalação de sistema fotovoltaico, um produtor rural de Capinópolis, em Minas Gerais, pode ter uma economia de R$ 43 mil por ano na conta de luz.
Segundo Alex Barbosa de Freitas, sócio-diretor da MCH Engenharia, responsável pela instalação, este valor é o mínimo previsto, pois a economia pode ser muito maior.
Na propriedade do produtor foram instalados 60 painéis bifaciais de 530 Wp da Jinko – totalizando 31,8 kWp -, três inversores MIN8000TL-X(E) e um inversor MIN6000TL-X, todos da Growatt. Somados, os equipamentos contabilizam 30 kW.
Com a usina solar, o produtor passa a gerar 50 MWh por ano de energia elétrica em sua propriedade. “É sempre uma grande satisfação poder entregar um projeto fotovoltaico para um cliente sabendo que contribuímos para uma mudança da vida dele e ajudar a expandir a solar que é uma necessidade global”, celebra Freitas.
De acordo com Talyson Alves, gerente de marketing da Growatt, um dos diferenciais dos inversores utilizados na planta, além da fácil instalação, é a possibilidade de configuração remota.
“Isso traz muita praticidade no gerenciamento dos sistemas. Com o monitoramento pelo aplicativo, o cliente consegue acompanhar a geração do seu inversor, ver como está a curva de geração solar e o instalador consegue realizar alterações de parâmetros remotamente”, explica Alves.
2 respostas
Matéria bacana, parabéns Aline! Estou montando uma usina de 50kw e gostaria de tirar algumas dúvidas com os responsáveis desse projeto, seria possível?
Parabéns