Neste artigo vamos apresentar as características do inversor monofásico Hypontech HPS-5000. Trata-se de um inversor monofásico on-grid, para sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, com potência nominal de 5 kW.
Como principais características do equipamento podemos mencionar sua constituição compacta e robusta, sua leveza e a presença de 2 rastreadores de MPPT.
A presença de 2 rastreadores de MPPT torna o equipamento ideal para sistemas fotovoltaicos em telhados, que eventualmente possuem módulos distribuídos em duas águas ou sujeitos a condições distintas de sombreamento.
Na parte inferior do equipamento, mostrada na imagem abaixo, encontramos uma chave seccionadora CC (que liga ou desliga a conexão com os painéis solares), duas entradas de MPPT (2 conectores, positivo e negativo, para cada entrada), conector para o módulo de comunicação wi-fi, uma conexão para ligação de um medidor de energia e um conector CA, pelo qual se faz a conexão do equipamento com a rede elétrica.
Na parte traseira, mostrada na imagem abaixo, observamos a presença de aletas de dissipação térmica, responsáveis pela troca de calor com o ambiente externo. O grande número de aletas permite a refrigeração do equipamento mesmo sem a presença de ventilação forçada (com ventoinha). A ausência de ventoinha é um ponto positivo do equipamento, que opera silenciosamente e sem a presença de partes móveis.
O equipamento vem acompanhado dos seguintes acessórios: plugue CA (para conexão com a rede elétrica), módulo wi-fi (para comunicação do sistema de monitoramento), suporte de fixação e 2 pares de conectores MC4.
Características do inversor Hypontech HPS-5000
Na parte lateral do equipamento encontra-se a etiqueta com as suas especificações técnicas. Vamos analisar, logo a seguir, as principais características do equipamento.
Tensão máxima de entrada de 600 V
Essa é a máxima tensão admissível na entrada do equipamento. Equipamentos de 600 V são bastante utilizados em sistemas de microgeração residenciais, nos quais as strings não são muito longas e possuem, tipicamente entre 10 e 12 módulos fotovoltaicos.
Range (faixa) de tensão de operação
A faixa de tensão de MPP (maximum power point) determina as quantidades máxima e mínima de módulos fotovoltaicos que o equipamento pode receber. Uma faixa de tensão que começa com uma tensão baixa (80 V neste caso) é interessante para possibilitar maior flexibilidade no dimensionamento das strings em diferentes projetos, além de permitir que o sistema fotovoltaico possa gerar energia em momentos de baixa irradiância (pela manhã e ao final do dia), quando a tensão de saída dos painéis solares é reduzida.
Máxima corrente de entrada
A máxima corrente de entrada está relacionada com a corrente fornecida pelos módulos fotovoltaicos quando operam em seu ponto de máxima potência. Uma corrente de entrada de 12 A mostra que este equipamento já está preparado para operar com os novos módulos de alta potência que estão chegando ao mercado, que têm correntes de operação em torno desse valor.
Máxima corrente de curto-circuito (Isc)
O valor da máxima corrente de curto-circuito está bastante relacionado com a especificação anterior. Um módulo fotovoltaico que opera com 12 A no seu ponto de máxima potência normalmente apresenta uma corrente de curto-circuito próxima de 15 A. Mais uma vez, esta característica do equipamento confirma que ele está preparado para operar com os módulos de alta potência mais recentes do mercado.
Proteção IP65
Esta especificação está associada ao grau de proteção do equipamento para trabalhar em áreas externas. Um grau de proteção IP65 permite que o equipamento trabalhe exposto ao sol, ao vento e à chuva. O equipamento não pode, entretanto, receber jatos d’água diretos (uma situação incomum).
Referência
Este artigo foi produzido, com a permissão dos autores, a partir do vídeo “Unboxing e características do inversor Hypontech HPS-500″, disponível aqui.
Uma resposta
Esta entrada de medidor é para tornar o inversor Grid-zero ??