Atualmente, de acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil tem aproximadamente 815 mil sistemas fotovoltaicos de GD (geração distribuída) – espalhados por cerca de 5,5 mil municípios.
Além disso, projeções da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que o país deverá encerrar 2022 com quase 25 GW de capacidade instalada em solar.
Em meio a este cenário de crescimento exponencial de projetos fotovoltaicos, um ponto a se destacar é quando agregamos painéis e suas estruturas de fixação. Existem, inclusive, equipamentos que podem otimizar a velocidade de montagem.
Como é o caso do PowAR Cinch™ da ARaymond. “Desenvolvido para estruturas de solo fixa e tracker, são validados e credenciados por laboratórios após realização de testes com os maiores fabricantes de módulos, tornando assim estas soluções como únicas e exclusivas no mercado solar”, disse Rafael Avila, gerente de contas do segmento de Energia da ARaymond Brasil.
“Eles são anti-furto, realizam fixação e aterramento em um só click. Em média, com apenas 30 segundos é possível fazer a fixação de um módulo com três pessoas, possibilitando a instalação de 1 MWp em quatro dias também com três pessoas”, destacou.
Avila enfatizou ainda que o produto dispensa a utilização de ferramentas especiais como parafusadeira elétrica, chave de torque e é necessário somente um martelo para fixação das placas.
“Dispensa ainda a manutenção periódica de torque a cada seis meses ou um ano (frequência definida de acordo com o projeto). Em resumo, após fixar os módulos com as soluções ARaymond, não é necessário nenhum tipo de manutenção ao longo da vida útil da instalação”, ressaltou.
E por último, e uma das mais interessantes, de acordo com ele, é que o PowAR Cinch™ permite a fixação dos painéis pela parte de baixo, dispensando o uso de escadas, andaimes e que instaladores andem por cima dos módulos, causando assim danos irreparáveis.
Leia mais: Soluções de fixação de módulos fotovoltaicos sem parafusos
PowAR Snap ®
Outro produto que consegue aumentar a velocidade de montagem dos sistemas fotovoltaicos é o PowAR Snap ® S+, desenvolvido para soluções de rooftop. O mesmo possui as mesmas vantagens do PowAR Cinch™, mas possui um diferencial de ser fixo por cima.
RayVolt ®
Segundo o especialista, para um aterramento eficaz, a ARaymond desenvolveu o RayVolt ®, um aterrador que possui a mesma lógica dos fixadores (dispensa furações no perfil do módulo ou nas estruturas) sendo fixo na quina dos perfis com a utilização também de um martelo. “Quando inserido, realiza o rompimento do isolamento do cabo dispensando o uso de facas e afins”.
“Possuímos ainda uma gama de diferentes gerenciadores para um cabo ou mais. Eles permitem o gerenciamento organizado e em direções diferentes e organiza os cabos sobre o perfil dos painéis – permitindo assim uma melhor organização, economia de cabos e não causam sombra sobre as células em módulos bifaciais, garantindo a captação de 100% de energia das placas”, concluiu.
Sobre a ARaymond
A ARaymond fechou o ano de 2021 com cerca de 10 GW instalados em todo o mundo, sendo eles 70% em soluções de usinas de solo e cerca de 30% em soluções para rooftop. Isto se deve porque existem muito mais projetos de telhado (em menor escala) e menos de solo (porém projetos muito maiores) que acabam utilizando mais esta solução.
Uma resposta
Gostaria de saber mais informações sobre esse sistema inovador.