O Governo do Tocantins abriu Consulta Pública para apresentação de estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica para futura licitação para a implantação, operação e manutenção de usinas fotovoltaicas em parte dos órgãos públicos estaduais.
A Consulta Pública ficará disponível por 30 dias corridos a partir desta segunda-feira (21). O projeto prevê a contratação de PPP (Parceria Público-Privada) para atender demanda energética das edificações públicas que compõem a infraestrutura de educação, saúde e demais órgãos e entidades do Executivo.
A participação é aberta a pessoas físicas ou jurídicas que se interessem pelo tema. Os interessados poderão participar analisando os documentos e formulários disponíveis no link. O prazo para envio das contribuições segue até às 23h59 do dia 22 de março de 2022.
Estudo de viabilidade
Após seguir os trâmites até a assinatura do contrato com as prováveis concessionárias, somente neste ano de 2022, o estudo prevê que o Estado do Tocantins receba R$ 157 milhões de investimento da iniciativa privada. Durante a vigência de 25 anos do contrato com a eventual empresa que vencer a licitação, Tocantins alcançará uma economia estimada de R$ 1 bilhão.
Meio ambiente
Com a alteração da matriz energética, Tocantins terá reduzido a emissão de carbono na atmosfera em mais de 2 toneladas ao ano, o equivalente ao gás carbônico absorvido anualmente por 130 mil árvores, disse o Órgão.