A Atlas Renewable Energy – uma geradora de energia solar com foco na América Latina – garantiu um empréstimo de R$ 406 milhões junto ao FNE (Fundo de Financiamento Constitucional do Nordeste) para a construção de um projeto fotovoltaico de 239 MW, no município de Pirapora (MG).
A Lar do Sol – Casablanca II está sendo construída no modelo brasileiro de autoprodução, em que as empresas, neste caso a química brasileira Unipar, pagam tarifas mais baixas sobre a energia produzida se utilizada para autoconsumo.
No sistema, a geração remota é permitida, o que significa que a produção de energia pode ocorrer em uma localidade diferente daquela onde é consumida. A Atlas será a principal investidora e operadora do projeto, sendo a Unipar uma co-investidora.
Quando estiver pronta, a usina vai contar com 460 mil painéis solares bifaciais, distribuídos em uma área de aproximadamente 700 hectares.
Toda a energia gerada pelo empreendimento fotovoltaico será usada pela Unipar para produzir cloro no tratamento de água para mais de 60 milhões de brasileiros.
Há menos de um ano, a Atlas também anunciou um empréstimo de R$ 150 milhões para construção do Complexo Solar Fotovoltaico Lar do Sol – Casablanca I, que, assim como o segundo, também ficará localizado em Pirapora (MG). As obras no local foram iniciadas em abril de 2021 e devem ser concluídas até o final de junho deste ano.
Atlas Renewable Energy
A Atlas Renewable Energy é uma empresa de geração de energia que desenvolve, constrói e opera projetos de fontes renováveis com contratos de longo prazo nas Américas. Além do Brasil, a empresa também conta com projetos em países como Chile e Uruguai.
O portfólio atual da empresa é de 2,26 GW de projetos contratados em fase de desenvolvimento, construção ou operação, e a companhia pretende expandir em mais 4 GW nos próximos anos.