Artigo foi produzido e adaptado de materiais técnicos fornecidos pela SolarEdge
Os equipamentos da linha Synergy estão disponíveis no Brasil para redes trifásicas de 220V/127V e 380V/220V, em potências de 75 kW, 100 kW e 120 kW.
A tecnologia Synergy permite o rápido comissionamento e a integração de inversores através de uma caixa concentradora denominada Synergy Manager.
Além da função de concentração das strings e das conexões CA, o Synergy Manager incorpora funcionalidades de monitoramento, proteção, seccionamento e ainda conta com recursos avançados de proteção contra arco elétrico (AFCI – arc fault current interruptor) e de redução do efeito PID (potencial induced degradation) dos módulos fotovoltaicos.
A figura a seguir mostra como um sistema Synergy da SolarEdge é constituído.
A configuração de um sistema envolve as conexões CC e CA entre o Synergy Manager e os inversores, a conexão dos cabos de comunicação e as conexões CC e CA do Synergy Manager com as strings fotovoltaicas e a rede elétrica, respectivamente.
Pré-comissionamento
Neste artigo vamos abordar a etapa do pré-comissionamento de um sistema baseado em inversores com a tecnologia Synergy. O pré-comissionamento consiste em um conjunto de procedimentos que visam assegurar que os inversores e outros componentes do sistema fotovoltaico estejam corretamente configurados e conectados antes da energização do sistema e a conexão com a rede elétrica.
Nesta etapa são necessários dois instrumentos: um power bank USB (do tipo usado para carregar telefones celulares) e um telefone celular com o aplicativo SetApp da SolarEdge instalado.
Em primeiro lugar, localize a porta USB-C do Synergy Manager e conecte o power bank. Após a alimentação você verá três LEDs acesos em até 1 minuto no painel do Synergy Manager. Em seguida, os LEDs deverão piscar alternadamente entre verde e azul, indicando que a alimentação com o power bank está correta e podemos prosseguir para os próximos passos do pré-comissionamento.
Se os LEDs não estiverem acesos ou se não estiverem piscando com as cores verde e azul, isso significa que existe algo errado. Recomenda-se substituir o power bank por outro que esteja completamente carregado.
Em seguida, acesse o aplicativo SetApp com seus dados de login e senha. Você deve possuir uma conta no portal da SolarEdge para realizar este passo. É muito fácil criar sua conta, bastando informar alguns dados como seu email, seu nome e sua empresa.
Pode demorar algumas horas até o seu cadastro ser aprovado. Portanto, não deixe para fazer isso quando estiver no local da instalação e efetue seu cadastro alguns dias antes, se esta for a sua primeira instalação de um sistema SolarEdge. Após o ingresso no aplicativo, podem ser necessários o download e a instalação de uma atualização. Isto será indicado com uma mensagem “Downloading New Firmware”.
Após o ingresso no aplicativo, o passo seguinte é fazer a leitura do QR code encontrado na etiqueta do Synergy Manager.
Logo após a leitura do QR code, mova o botão liga/desliga do inversor para a posição “P” (como indicado na figura a seguir) e segure-o por dois segundos nessa posição. Depois disso, clique em “Continue” no aplicativo.
O aplicativo vai tentar se comunicar com seu telefone pela interface wi-fi. Clique em “Connect” para aprovar a conexão e siga para os próximos passos.
Se tudo correr bem, você receberá um sinal verde indicando que a conexão wi-fi foi realizada com sucesso. Você deve então pressionar o botão “Continue” no aplicativo.
Após o pressionamento do botão “Continue” vai ter início o pré-comissionamento dos inversores. O aplicativo então vai guiá-lo, apresentando informações e solicitando confirmações. Continue seguindo para os passos seguintes, pressionando o botão “Continue” sempre que ele estiver disponível.
Após os preparativos iniciais para o pré-comissionamento, o aplicativo vai solicitar que o usuário defina o país onde o equipamento está sendo instalado.
Após a definição do país, o aplicativo vai iniciar o processo de pareamento, indicado pela palavra “Pairing”. O pareamento consiste no estabelecimento do canal de comunicação entre os otimizadores (instalados junto aos módulos fotovoltaicos) e os inversores.
Antes de iniciar o pareamento o aplicativo vai solicitar a confirmação sobre o estado dos módulos fotovoltaicos. Os módulos devem estar expostos à luz solar e devem estar conectados ao Synergy Manager. Além disso, a chave seccionadora do Synergy Manager deve estar ligada, permitindo que os inversores recebam a tensão elétrica das strings.
Clique em “Start Pairing” para iniciar o pareamento. Após alguns instantes, o processo será concluído e o aplicativo exibirá uma tela com a informação “High DC Voltage”, que indica que os inversores estão corretamente conectados aos módulos fotovoltaicos.
Antes de clicar no botão “OK, Got it” na tela mostrada na figura anterior, remova o power bank. Agora que os inversores estão conectados aos módulos fotovoltaicos, eles não precisam mais da alimentação externa proporcionada pelo power bank.
Siga em frente, pressionando “OK, Got it” na tela da figura seguinte. O aplicativo iniciará a atualização do firmware do inversor. Não desconecte os módulos fotovoltaicos e não interrompa a conexão com a Internet durante este processo.
Após a atualização do firmware, o aplicativo fará ativação dos inversores. Ao final desse processo você encontrará a mensagem “Activation Complete” na tela do aplicativo. Neste ponto nós já finalizamos o pré-comissionamento e estamos prontos para iniciar o comissionamento. Clique em “Start Comissioning” na tela exibida na figura seguinte.
Ao iniciar o comissionamento você terá acesso ao menu “Commissioning” que é exibido na próxima figura. Este menu exibe opções para realizar diversas funções que incluem a configuração do sistema de monitoramento, o pareamento (se for necessário refazê-lo).
Depois de passar por todas as configurações existentes no menu “Commissioning”, navegue até o último botão, denominado “Status”. Você será levado à tela “Status”, onde é possível verificar a situação de todos os componentes do sistema. Você deve verificar a quantidade de otimizadores listados. A quantidade de otimizadores exibida na tela “Status” deve ser a mesma quantidade de otimizadores instalados na planta fotovoltaica.
Se todas as informações da tela “Status” estiverem corretas, seu sistema Synergy SolarEdge já estará pronto para operar e para realizar automaticamente o monitoramento da geração de energia dos módulos fotovoltaicos.