Thomas Zuzelo, fundador da Xate Energia, conta que a startup foi criada com o objetivo de transformar o modelo de renováveis para os consumidores. O economista fundou a empresa no setor de fabricação de semicondutores de energia renovável em 2021.
Com sede em São Paulo (SP), a startup oferece contratos de energia para consumidores particulares e empresas que, ao assinar um contrato, deixam de ter que lidar diretamente com a distribuidora de energia.
Os projetos da startup geram créditos e são distribuídos por meio das distribuidoras de energia e automaticamente aplicados na conta mensal do consumidor.
Enquanto ligado à concessionária, a Xate Energia assume a gestão da conta de energia e, no final de cada mês, a fatura combinada e o consumo de energia ficam disponíveis para os consumidores na plataforma digital da empresa.
Para Zuzelo, a rodada de financiamento inicial teve grande importância para começar as operações da plataforma, desenvolver nossos primeiros projetos e contratar a equipe. “Foi um processo que levamos internamente e captamos investimento de vários investidores com muitos anos de experiência trabalhando no setor financeiro e no setor energético”, afirmou.
Os primeiros projetos de armazenamento solar e de baterias da Xate Energia já estão sendo desenvolvidos, com duas modalidades de armazenamento dentro da plataforma: “Vamos desenvolver projetos solares com armazenamento e também implementamos soluções BTM com baterias”, contou Zuzelo.
A longo prazo, a Xate Energia pretende reinventar o modelo de negócio da distribuidora elétrica, oferecendo ao consumidor um serviço simples, mais barato e 100% verde.
2 respostas
Que interessante esse serviço! Sem precisar investir um valor alto. Apesar que agora quando pesquiso Xate agora aparece Minum Energia. Pelo que vi é a mesma empresa, é isso?
Sensacional a idéia dos nossos companheiros, merecem com certeza todo sucesso.