A Ecori, em parceria com a Solarize, participou da implantação de um kit fotovoltaico na = comunidade do Vale Encantado (RJ). A empresa doou equipamentos, consultoria e capacitação para a instalação.
Ao total, foram instalados seis módulos BYD de 335 Wp e três microinversores da APsystems, de 600 W cada.
Segundo a empresa, o sistema de energia solar além de ser uma fonte de energia renovável, contribui com o sustento e renda da comunidade local.
Leia mais
Como fazer um fechamento de vendas capaz de gerar novos negócios?
A era das energias renováveis com a tecnologia 5G
Segundo Raphael Marquez, da Ecori Energia Solar, foram instalados microinversores da APsystems, modelo YC600-127V, em local totalmente aparente para que os visitantes entendam como o sistema é conectado e como ele funciona.
“Uma preocupação era garantir a circulação de ar ao redor dos microinversores para a correta troca de calor do equipamento. Como o local abaixo do telhado é completamente aberto, o arrefecimento foi garantido e os visitantes poderão ver em pleno funcionamento o sistema que garante máxima produção de energia individual por módulo e a segurança elétrica pela tecnologia MLPE”, explica Marquez.
Hans Rauschmayer, sócio-gerente da Solarize, já conhecia o Vale Encantado. Ele conta que a cooperativa produz alimentos e recebe turistas para eventos ou caminhadas ecológicas e é a fonte do sustento das famílias.
“Conseguimos incluir parte da verba para um sistema de energia fotovoltaica que será a base para o retorno e sustento das atividades da Cooperativa Vale Encantado”, afirma Rauschmayer.
Para Marquez, a energia solar fotovoltaica traz diversos benefícios para a comunidade: “Foi uma alegria enorme poder estar junto nesse projeto sustentável e tão importante, auxiliando todo o pessoal envolvido na instalação e dando o suporte necessário para que fosse concretizado”, conclui.