A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) divulgou, nesta segunda-feira (2), uma nota oficial na qual desmente qualquer participação em GTs (Grupos de Trabalho) sobre padrões de conectores ou bocais de postos de recarga para carros elétricos.
Nos últimos dias, alguns veículos de mídia publicaram a informação de que a ABVE estaria participando de um suposto GT com o Inmetro para tratar do tema. “A ABVE não participa de nenhum grupo de debate sobre padrões de conexão de eletropostos – nem com o Inmetro e nem com qualquer outra entidade”, disse companhia em nota.
No texto, informaram que o entendimento da Associação é que os padrões de conexão, tomadas ou bocais dos eletropostos em operação no Brasil serão decididos gradativamente pela evolução natural do mercado de eletromobilidade no país.
“A ABVE participa, sim, de um GT com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas especificamente para tratar de protocolos de segurança na instalação de eletropostos e de interconectividade”, concluíram.