O tempo investido na instalação de uma usina fotovoltaica é uma das principais preocupações de investidores. Pensando nesse fator, a SE Engenharia Elétrica LTDA usou os clips PowAR Snap S+, da fabricante ARaymond na implantação de um empreendimento localizado em Faxinal (PR).
Ao total, a usina Cortez Agrícola possui 408 módulos fotovoltaicos Canadian de 535 W mono e dois inversores de 75 kW 380V. Para a instalação da usina foram usados 1.632 PowAR™ Snap S+, sendo quatro por módulos.
Segundo a empresa instaladora, o tempo de instalação de cada módulo foi, em média, de 10 segundos. A instalação contou com uma equipe de 8 profissionais. A usina tem capacidade de geração de 27,133 MWh mensal.
O empreendimento conta ainda com estruturas em alumínio da PhotoEnergy. A usina será utilizada para compensar o gasto de energia na modalidade de GD (geração distribuída).
Solução ARaymond
Entre os destaques do PowAR™ Snap S+, a fabricante ARaymond destaca que seus clips possibilitam instalação mais rápida, custos mais baixos e maior facilidade de uso.
“Com os nossos clips a instalação fica muito mais rápida e sem a necessidade de ferramentas especiais como parafusadeira elétrica e chave de torque, além disso traz um design sem parafusos e porcas (que se soltam com o tempo) e elimina o controle periódico de torque. Outro diferencial é que a fixação mecânica elástica reduz o risco de pontos quentes e possui também a função de aterramento”, aponta Rafael Avila, Key Account Manager da ARaymond.
Segundo a empresa, seus clips foram testados e aprovados pelo laboratório de testes ARaymond Energies e validado pelos principais fabricantes de módulos fotovoltaicos. O PowAR™ Snap S+ também foi testado pela Serma Technologies e é compatível com IEC 61215: 2016.