O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em pronunciamento à TV Câmara, afirmou, nesta quarta-feira (18), que espera sensibilidade da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e das distribuidoras para que possam reduzir as tarifas de energia.
Lira se reuniu com o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e parlamentares para discutir os consecutivos aumentos na conta de luz e o decreto que pede a suspensão do aumento de mais de dois dígitos no valor da tarifa dos consumidores atendidos pela Enel Distribuição, no Ceará.
No início do mês, o Plenário aprovou urgência na votação do projeto do deputado Domingos Neto (PSD-CE). A proposta, embora seja sobre o aumento das tarifas dos moradores cearenses, vai ser discutida no Plenário para também valer para todos os aumentos concedidos no País.
“Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde o ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras e com a ANEEL para buscar uma saída equilibrada. Apesar de ser contratual, esse aumento pode ser minimizado”, disse Lira.
Aumento de dois dígitos
No dia 19 de abril, a ANEEL aprovou o reajuste tarifário anual de 2022 da Enel Distribuição para pouco mais de 3,8 milhões de unidades consumidoras no Ceará. A medida elevou a conta de luz no estado em mais de 24%.
Na ocasião, a Agência justificou que o aumento ocorreu em razão da “retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, além de custos com encargos setoriais e despesas relacionadas às atividades de distribuição e compra de energia”.