A fabricante de inversores fotovoltaicos SMA anunciou a construção de uma nova fábrica em Niestetal, Alemanha. A construção está prevista para o final deste ano com o objetivo de dobrar a capacidade de produção, alcançando quase 40 GW até 2024.
O projeto possui uma área útil de 47 mil m² e será designado à fabricação de sistemas com foco no segmento de usinas fotovoltaicas de grande escala. Além disso, a construção ampliará o mercado de trabalho, com a criação de 200 novas oportunidades de emprego.
Segundo Jürgen Reinert, CEO da SMA Solar, a empresa age estrategicamente na participação do crescimento global das energias renováveis, além de investir no relacionamento direto com o cliente.
“Nós nos posicionamos estrategicamente em todos os campos de negócios relevantes para o futuro fornecimento de energia, permitindo-nos desempenhar um papel fundamental no crescimento global das energias renováveis. Além disso, uma maior proximidade com o cliente será um fator importante, especialmente no segmento de usinas fotovoltaicas em larga escala”, comenta Reinert.
“Isso nos permitirá fortalecer a nossa excelência no desenvolvimento de tecnologias e melhorar nossa flexibilidade. Podemos aumentar ainda mais a nossa capacidade a qualquer momento, minimizando riscos, dependências e custos”, complementa.
“O anúncio da nova fábrica vem após a intensa experiência na feira Intersolar Europe e do entendimento que o fluxo de capitais para o setor de energias renováveis está se ampliando exponencialmente, com os desafios de descarbonização e a nova situação geopolítica”, explica André Gellers, Country Manager da SMA Brasil.
“Está lançando uma das maiores iniciativas na retomada industrial europeia, mitigando as dependências em cadeias de suprimento e garantindo a SMA no rol das empresas mais relevantes da revolução energética, por mais muitos anos”, acrescenta.