Visando economia e sustentabilidade, a Prefeitura de Maringá (PR) anunciou que o aeroporto da cidade receberá, até o final do ano, a instalação de um sistema fotovoltaico.
De acordo com a Pasta, a energia solar proporcionará uma economia de aproximadamente 80% dos R$100 mil, em média, que são pagos da conta de luz mensalmente.
Fernando Rezende, superintendente do aeroporto, disse que o projeto já está pronto. Em seguida será a análise sobre orçamento, a captação de recursos no BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento) e a abertura de licitação para contratar empresa para as obras.
Segundo a prefeitura, os painéis serão instalados próximos da SCI (Seção de Contra Incêndio). “A energia sustentável será usada na iluminação do local, ar-condicionado, balizamentos, equipamentos, entre outros”.
Leia mais
Aeroporto Internacional de SP ganha estações de recarga para VEs
“Essa é uma das melhorias no aeroporto visando ampliar os serviços e oportunidades de negócios para empresas locais. Já foi feita uma reforma e ampliação da pista, instalação de uma base da Polícia Federal e de equipamentos”, disse o Órgão.
No mês de maio, foi assinado na Expoingá, um acordo com o BRDE, sobre programas que relacionam economia, sustentabilidade e segurança.
Um dos primeiros projetos fotovoltaicos na gestão Ulisses Maia foi a instalação de 64 postes com placas de nomes de ruas e avenidas.
Uso de lâmpadas LED
A Secretaria de Infraestrutura ressaltou que já foram trocadas 8,6 mil lâmpadas comuns por LED em 12 espaços públicos como praças e parques, além de ruas e avenidas por toda cidade. Outros 20 locais públicos devem receber iluminação com led até o final do ano, bem como 30 escolas e creches.