Seja no Rio Grande do Sul, em São Paulo, Rondônia ou Espírito Santo. Independentemente do estado, a energia fotovoltaica está presente em diversos empreendimentos espalhados pelo Brasil.
Dessa vez, a solar vai gerar economia e sustentabilidade para o colégio Nova Dimensão, localizado na cidade de Fortaleza (CE), que instalou em fevereiro deste ano um sistema de 176,17 kWp.
De acordo com Adrison Magalhães, sócio da LIFTE Inovações Tecnológicas, empresa responsável pelo projeto, a usina usa tecnologia MLPE (Module-Level Power Electronics) e irá proporcionar uma economia mensal de R$ 14.643,76.
Ao total, foram utilizados 405 painéis fotovoltaicos de 435 W da Canadian Solar e 5 inversores SE27.6K da SolarEdge.
Ademais, a planta conta com 203 otimizadores de potência P950 da SolarEdge, responsáveis pela individualização, monitoramento e sistema de segurança da usina.
O empresário Andrigo Magalhães ressaltou a importância do investimento em uma tecnologia renovável que gera emprego e renda e alivia o bolso dos consumidores.
“Sempre fui muito preocupado com gasto, despesa e a energia é muito cara. Existe uma relação muito grande entre a economia de recurso natural e a economia financeira”, disse.
“Eu vinha pesquisando, tinha vontade de botar solar não só na minha casa, como na empresa também, pois sei que a energia só vem aumentando. É o que vemos na história, e eu queria muito combater esse custo”, relatou.