A AE Solar, fabricante alemã de módulos Tier1, exibiu na Intersolar South America 2022, realizada do dia 23 a 25 de agosto em São Paulo, suas três novas séries de módulos fotovoltaicos: Aurora, Comet e Neptune.
Durante o evento, milhares de visitantes compareceram no estande da companhia e se inteiraram com relação aos diferenciais que os painéis apresentam.
Com relação a série Aurora, por exemplo, os módulos possuem potência de até 670 W, com eficiência de até 21,6% e três versões diferentes: monofacial, bifacial com folha traseira transparente e bifacial de vidro duplo.
Todos são duráveis e resistentes a condições ambientais adversas, incluindo alto teor de amônia, névoa salina, areia e poeira, bem como degradação potencial induzida de acordo com vários testes padrão do setor, como IEC e CE.
Já a Comet conta com eficiência até 22,2% e potência até 485 W. Inclusive, de acordo com a empresa, as placas possuem tecnologia de heterojunção (HTJ).
“Graças ao coeficiente de temperatura mais baixo, alta eficiência, sanduíche de vidro e ótimo desempenho em condições de pouca luz, a série Comet pode ser a escolha perfeita para climas moderados e extremos”, destacou a AE Solar.
Entre os destaque está também a série Neptune, que utiliza tecnologia híbrida. “Neste caso, os painéis podem produzir até 10% mais energia elétrica em comparação com módulos padrão e aproveitam as perdas de calor para aquecimento”.
Além disso, tal tecnologia cobre o mínimo de espaço, possui menos de dois anos de período de retorno, são produzidos em um sistema descentralizado confiável e são a sugestão da fabricante contra a crise do gás.
John Deyvis Gatto, sócio e gerente comercial da Aton Energia Sustentável, que é integrador e instalador que utiliza os painéis solares da AE Solar, também comentou sobre as características da série Neptune e destacou que esta é uma solução moderna e prática e que vem de encontro com a facilidade de aproveitar o espaço existente com o sistema de aquecimento de água já instalado.
“Ou seja, com essa solução eu consigo conseguir gerar o fotovoltaico ao mesmo tempo. Uso, no caso, o melhor espaço físico que já foi usado para os dois fins, tanto para geração solar quanto para o aquecimento da água, o que traz uma facilidade de abordagem dos clientes que se encontram nessa condição”, destacou.
Confira, abaixo, uma entrevista exclusiva feita com Ramon Nuche, diretor da AE Solar na América Latina, sobre as novidades da empresa.