O Brasil superou a marca dos 6 GW de capacidade instalada em usinas solares com GC (geração centralizada), segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O montante foi alcançado com a entrada de quatro plantas em três estados, liberadas para operação comercial nesta terça-feira (06). Atualmente, já são mais de 13,5 mil empreendimentos em operação comercial.
As unidades que começaram a operar, segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), demonstram “a multiplicidade de fontes e locais característica da geração de energia no país”.
Também de acordo com a ANEEL, os números reforçam o crescimento que o setor vem registrando nos últimos anos, sobretudo nos últimos quatro anos, tendo em vista que até 2017 as usinas fotovoltaicas sequer participavam da matriz elétrica brasileira.
Atualmente, a solar é a 4° maior fonte de geração centralizada no Brasil, sendo que – além dos 6 GW instalados – o Brasil também conta hoje com outros 4,37 GW de capacidade em empreendimentos com previsão de entrada em operação à curto prazo.
Outras usinas outorgadas pela ANEEL e em vias de serem construídas também possuem 58,5 GW de potência. Neste instante, os estados brasileiros com maior capacidade instalada em operação no segmento de GC são: Bahia (1,35 GW); Piauí (1,22 GW) e Minas Gerais (1,18 GW).