A Ecori Energia Solar realizou, nesta sexta-feira (16) em Campinas (SP), a doação de um inversor Huawei de 5 kW de potência para o LESF (Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos), que é ligado à Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.
Segundo Marcelo Villalva, professor e pesquisador da Unicamp e coordenador do LESF, o inversor vai ajudar a estudar e compreender o funcionamento do circuito de detecção e interrupção de arco elétrico do equipamento.
“Isto faz parte de um estudo científico que estamos desenvolvendo sobre métodos de AFCI e procedimentos de testes”, explicou Villalva.
“A doação permite estimular a pesquisa sobre um dos principais pontos de segurança em um sistema fotovoltaico, com a detecção e interrupção do arco elétrico. Estamos felizes por poder fazer parte desse processo”, acrescentou João Souza, engenheiro responsável técnico da Ecori.
Além destes, estavam também presentes no encontro Rodrigo Matias, diretor comercial da Ecori, e Nelson Stanisci, gerente de Soluções da Huawei Digital Power Brasil.
Sobre o LESF
O laboratório da universidade desenvolve pesquisas e é designado pelo Inmetro para certificação de inversores e módulos fotovoltaicos.
Uma das linhas de atuação é a criação de um procedimento para testes de desempenho e qualidade de inversores com o objetivo de comparar diversos equipamentos comercializados no mercado brasileiro e criar um “ranking” de tais produtos.