O Brasil conta hoje com 1,25 milhão de sistemas de energia solar em operação no segmento de GD (geração distribuída), dos quais mais de 99,2% (1,24 milhão) são provenientes de projetos de microgeração, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Tratam-se de sistemas que beneficiam diretamente as classes de consumo com menor geração, ou seja, as que possuem potência de até 75 kW.
Dos 5.57 mil municípios brasileiros, mais de 5,3 mil já possuem sistemas fotovoltaicos de microgeração, o que demonstra o crescimento e a pulverização que os projetos de menor porte vem ganhando no Brasil ao longo dos últimos anos.
A maior parte destes sistemas encontram-se instalados em residências (991,1 mil), seguido pelos estabelecimentos comerciais (140,2 mil) e rurais (94,8 mil). O restante vem da indústria e dos setores do poder público, totalizando pouco mais de 22,4 mil unidades.
Microgeração por região
Ainda de acordo com os números da ANEEL, a microgeração de energia solar encontra-se hoje presente em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, com destaque para as regiões Sudeste (478,6 mil sistemas), Sul (269,3) e Nordeste (236,9 mil).
As três unidades federativas somam juntas cerca de 80% do total de sistemas de microgeração. Na sequência, aparecem as regiões Centro-Oeste e Norte, com 169,9 mil e 74,1 mil unidades, respectivamente.