A Amazon anunciou que vai adicionar 2,7 GW em capacidade de produção de energia por meio da instalação de 71 novos projetos de fontes renováveis ao redor do mundo, sendo que uma delas será a construção da primeira fazenda de energia solar da empresa no Brasil.
O projeto não teve o seu local revelado, mas, segundo a varejista, terá 122 MW de capacidade e vai gerar 850 empregos durante a fase de construção. Após o término das obras, cerca de 30 vagas permanentes serão criadas para manter a usina em operação.
Ainda de acordo com a companhia, o projeto também deve incluir investimentos de mais de R$ 2 milhões em programas ambientais durante o processo de construção, visando a promoção da biodiversidade.
Com a implantação deste e dos demais novos empreendimentos, a Amazon passará a contar com 379 projetos de energia limpa espalhados por todo o planeta. O objetivo é utilizar energia renovável em 100% de seus negócios até 2025.
Até lá, a empresa espera gerar 50 mil GWh de energia limpa por meio de todo o seu portfólio, o suficiente, por exemplo, para abastecer cerca de 4,6 milhões de residências por ano.
Além da fazenda brasileira, outros projetos de destaque incluem: três usinas de grande escala no estado indiano do Rajastão, com capacidade de 420 MW, e em telhados na França e na Áustria, além do primeiro parque solar da multinacional na Polônia.